segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Importação + Exportação de Dados

Importe e exporte dados do sistema via planilhas Excel. O PSOffice permite que você importe dados de outros sistemas para dentro da ferramenta. Isso é útil quando na implantação você quer importar o "legado de projetos em andamento".

Selecione na Aba "Ferramentas" a guia "Importação / Esportação de dados". Veja na tela que se abre todas as tabelas do sistema com o layout dos campos. Para copiar o layout, clique no botão "Exportar". Salve a tabela Excel com o layout e preencha com os dados que você quer importar. Agora volte ao PSOffice e clique no botão "Importar". Pronto, os dados da tabela serão adicionados no PSOffice.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Agendamento de Processos

Agendamento de Processos

Processos são rotinas utilizadas em diversas partes do sistema. O objetivo do agendamento de processos é deixar agendadas automaticamente as execuções de processos do sistema, visando garantir a atualização dos dados e facilitando o gerenciamento do PSOffice.

Existem várias rotinas que devem ser agendadas para execução automática no PSOffice. Entre elas temos:

Cálculo de Rentabilidade, Processamento de Faturamento de Clientes, Processamento de Pagamento da Empresa, Pagamento de reembolso dos profissionais, cálculo de alocações, cálculo de indicadores, entre outros.


Clique na Aba "Processos" e em seguida no botão "adicionar". Escolha o processo, coloque um nome e salve. Na tela de agendamento coloque os dados para a execução. Detalhe: normalmente aconselhamos os clientes a escolher diariamente uma hora no período noturno para rodar os processos, por exemplo (01:00).



 
 
 
 

Dica: Acrescente um Campo de Extensão

Acrescente um Campo de Extensão

O PSOffice possui uma funcionalidade que permite adicionar campos de extensão em algumas das tabelas do sistema. Esses campos podem ser dos tipos:

- Texto
- Data
- Lista
- Checkbox

Após escolher o tipo, coloque o nome do campo, uma breve descrição, marque a caixa "ativo" e finalmente coloque o valor default e o tamanho do campo (100 por exemplo).
















Dica: Configuração do envio de email

Configuração do envio de email

Na Aba Configurações, existe uma área, logo no início que trata da configuração para o envio de emails. Como já vimos anteriormente, em uma Dica, o PSOffice permite o envio de emails para alguns eventos do sistema, como por exemplo "apontamento de horas atrasado".

Nessa área de configuração você deve colocar as informações do seu servidor de email para que o PSOffice possa fazer a comunicação com ele.

Abaixo alguns exemplos:

- Servidor de envio de email (SMTP): smtp.gmail.com

- Porta do Servidor de envio de e-mail (SMTP): 25

- Usar conexão segura: TLS / SSL

- Usuário para envio de email (SMTP: não-responda@psoffice.com.br

- Senha do usuário para envio de email (SMTP: coloque uma senha

- Usuário para ser o remetente da mensagem: Escritório de Projetos

Ao final, não esqueça de fazer um teste de email para ver se tudo está funcionando corretamente.

A empresa de serviços baseada em projetos - Parte II

Solução PSA




As soluções PSA (professional services automation), se definem como um conjunto de software especialmente desenhados para as empresas de serviço baseadas em projetos. Essas soluções racionalizam os processos de negócios para essas empresas. Elas automatizam e integram os processos de negócios de maneira que as empresas possam aumentar a sua produtividade e rentabilidade com projetos.
As empresas de serviço baseadas em projetos, se deparam com processos e comportamentos ineficientes nas empresas como por exemplo:
- Os recursos (pessoas) não são utilizados na sua plena capacidade;
- A colaboração entre os times de projeto é menor que a ideal;
- O ciclo de faturamento é lento;
- Status dos projetos são baseados em informações desatualizadas;
- Os custos dos projetos não são gerenciados ou conhecidos com precisão.
A soma desses fatores apontam para a falta de rentabilidade na apuração dos resultados dos projetos e das empresas. Esse é o motivo principal que orientou a criação das soluções PSA: oferecer às empresas ferramentas que indiquem rentabilidade nos projetos e para a empresa como um todo.

Benefícios

Como definir os benefícios que uma solução PSA pode trazer para a empresa? Um ponto de partida é conhecer as métricas atuais existentes como por exemplo:
- Qual o tempo gasto atualmente para fechar o faturamento mensal?
- Os custos dos projetos são conhecidos com precisão?
- Os recursos (consultores) são alocados nos projetos todo o tempo disponível?
- Qual o índice de retrabalho nas atividades dos projetos?
- O tempo gasto para faturamento pode ser reduzido melhorando o fluxo de caixa dos projetos e da empresa?
O desafio para as soluções PSA é proporcionar, em real time, funcionalidades que possibilitem resultados mensuráveis e precisos para as empresas.
O benefício principal de uma solução PSA é proporcionar o aumento de produtividade e da rentabilidade em um curto período de tempo. A habilidade para se alcançar esse benefício se baseia na produtividade dos recursos da empresa e da tecnologia utilizada na solução PSA escolhida pela empresa.  Alguns benefícios específicos incluem:
- Aumento da produtividade do consultor através do trabalho focado nas suas atividades de projetos;
- Aumento das oportunidades de venda permitindo alocação ótima dos consultores;
- Aumento da satisfação do cliente significando faturamento mais ágil, novas oportunidades no cliente e redução de custos;
- Aumento da eficiência operacional da empresa;
- Maximização do faturamento das horas dos consultores;
- Melhoria no report das horas facilitando a tomada de decisões;
- Resultados rápidos e mensuráveis.

Relatórios Personalizados

Relatórios Personalizados

Essa é uma funcionalidade muito útil do PSOffice. Permite que você crie relatórios personalizados baseados em consultas à base de dados. Como funciona?

Primeiro você deve dar um nome ao seu relatório (abaixo). Depois, uma descrição do que ele vai executar. Em seguida, defina em qual menu de contexto ele deve aparecer. Por exemplo, se você quer que ele apareça na Aba Projetos, defina o menu de contexto Projetos.

Na área de consulta, coloque os parâmetros da query (consulta). Se você tiver dificuldade, no início, contate o suporte da McFox que vai te ajudar a construir a primeira consulta. Depois disso fica mais fácil você mesmo fazer as próximas. Por último. não esqueça de "Testar" (botão no menu superior) a sua consulta para uma validação do SQL. Salve a consulta e pronto, o seu relatório vai aparecer pronto para ser executado.


















domingo, 16 de dezembro de 2012

Dica: Notificações por Email

Notificações por Email

O PSOffice possui uma funcionalidade no sistema que permite o envio de emails de alerta para alguns eventos importantes como por exemplo:

- Apontamento de horas e despesas;
- Aprovações pendentes;
- Alocação em projetos;
- Desalocar o consultor de projetos;
- Faturamentos e pagamentos;
- Alteração em projetos.

Uma dica: comece com poucos eventos liberados e aguarde os resultados. Se você liberar tudo de uma só vez, o envio de email será enorme e pode ser desconsiderado por quem recebe pois vai entupir a sua caixa de entrada.


















Dica: Novo Perfil de Usuário

Dica: Novo Perfil de Usuário

O PSOffice possui algumas permissões que são padrão do sistema. Exemplos: Central de Alocação, Consultor, Comercial, Diretor, Financeiro, Gerente de Projeto e Cliente. Mas dependendo da característica de cada cliente, e dos processos que são realizados na empresa, é possível customizar um novo perfil de acesso ao sistema.

Vamos tomar por exemplo um perfil que normalmente eu encontro nas minhas implantações que é a criação de um novo perfil para o Gerente de Projetos. Eu chamo esse novo perfil de Gerente Cliente (nome do cliente). A alteração desse novo perfil é que ele tem acesso somente aos projetos onde ele é o gerente. Assim como nesse caso, outros novos perfis podem ser criados com as alterações necessárias.

Detalhes do Centro de Resultado

Detalhes do Centro de Resultado

Os Centros de Resultado são utilizados para aferir os resultados de um grupo de projetos, em uma escala menor que a empresa. Os indicadores mais destacados são: receita, custo e lucro. Além disso os CRs possuem uma característica de autonomia quanto aos gastos com despesas, podendo reportar despesas diretamente no CR os profissionais que pertencem ao CR ou que são alocados de outros CRs.

Outra característica do CR é quanto ao atendimento de Solicitações. Uma vez definido que determinado profisisonal ou perfil fará o atendimento a solicitações, essa pessoa ou perfil vai acessar uma janela de aprovações específica para as aprovações.






sábado, 15 de dezembro de 2012

Pagamento Mensal dos Profissionais

Pagamento Mensal dos Profissionais

Ao preencher o cadastro da "Empresa", no item "Regra de Pagamento", você pode definir qual o calendário de pagamento dos honorários da empresa. Clique no botão Nova Regra e siga as telas (imagem abaixo).

Na primeira tela, coloque o título, por exemplo: Pagamento dos profissionais. A seguir defina uma vigência para que essa regra possa ser aplicada. Em seguida defina o valor - quais os profissionais se aplicam a essa regra.

As ultimas telas são: descrição (um descritivo da regra), vencimento (quantos dias para gerar o pagamento) e documentos (o pagamento de honorários detalhado). Vale lembrar que os pagamentos serão definidos pelas taxas de pagamento no cadastro do profissional.

Se o profissional tiver um valor fixo mensal, é esse valor que sairá no pagamento. Se o profissional tiver uma valor de hora definido, o sistema vai calcular as horas aprovadas pelos apontamentos multiplicado pelo valor hora do pagamento. Esse detalhamento vai ser exibido no documento "pagamento de honorários detalhado".


 
 

Cadastro de Profissionais PJ

Cadastro de Profissionais PJ

Na inclusão de profissionais, após preencher os campos da página inicial de cadastro, você tem de completar a Aba "Taxas". Nessa aba, depois de colocar as taxas de custeio e pagamento do profissional, se o mesmo foi contratado como PJ, existem os campos que devem ser preenchidos (veja figura abaixo).

Note que o primeiro campo possui uma caixa "list box" para a escolha do "Fornecedor", que nada mais é do que a empresa do profissional que vi fornecer a Nota Fiscal da prestação de serviços. Esse cadastro de Fornecedor deve ser feito na Aba "Cadastros > Fornecedores".

Após escolher a empresa vinculada ao profissional, preencha os campos para pagamento, que normalmente contém os dados de Banco, Agência e C/C.



Dica: Aniversariantes do Mês

Aniversariantes do Mês

Quando estiver cadastrando os profissionais na empresa, preste atenção no campo "Nascido em". Ao preencher esse capo você vai obter uma relação dos aniversariantes do mês na Home de cada usuário do PSOffice.

Para visualizar essa relação, na Home "Minha Página", existe um link a direita "+ Adicionar Portlet". Clique nesse link e escolha a visão "Aniversariantes do Mês". Pronto, você terá na página de entrada a relação dos aniversariantes do mês.

Dica: Superior Imediato

Superior Imediato

Na tabela existente no cadastro de profissionais, existe um campo denominado Superior Imediato. Esse campo é utilizado muitas vezes para que os apontamentos de horas e despesas possam ser aprovados pelo Superior Imediato do profissional.

Vamos a um exemplo prático. Tenho um cliente que possui um Gerente de Serviços na região Nordeste e que tem sob sua responsabilidade diversos gerentes de projeto. Cada GP tem a sua equipe de trabalho e faz a aprovação de horas e despesas dos consultores. Mas as suas horas e despesas apontadas, vão para o seu Gerente de Serviços aprovar. Isso porque no cadastro de usuários foi definido que o Superior Imediato dos GPs seria o Gerente de Serviços.

Dica: Inclusão de Profissionais

Inclusão de Profissionais

Muitas vezes, você gostaria de adicionar novos usuários ao cadastro do PSOffice, uma vez que estão sendo contratados ou é uma reposição do RH, etc. Ocorre que se você está com a sua licença de usuários no limite, o PSOffice avisa que não poderá liberar o cadastro pois excede o número de licenças contratado.

A dica é que você pode cadastrar quantos usuários quiser, bastando para isso preencher os dados do profissional normalmente, e quando chagar no campo Ativo/Inativo, escolha o campo Inativo. Assim o PSOffice permite o cadastro ilimitado dos usuários. Quando você acertar o número de licenças e/ou liberar licenças de usuários que saíram da empresa, basta Ativar o campo do profissional para liberar o acesso.

Cadastro de Profissionais

Cadastro de Profissionais

No cadastro de profissionais devemos informar os dados cadastrais do usuário, definir suas taxas de custeio, taxas de pagamento, associar perfil de acesso ao sistema, associá-lo ao agrupamento que ele pertence, entre outras informações.

Você pode fazer isso manualmente, inserindo cada profissional de uma vez, ou então em lote conforme o layout abaixo (acessível no menu PSOffice> Ferramentas> Importação / Exportação de Dados).

 



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Competências

Cadastro de Competências

Competências são habilidades dos profissionais necessárias para execução dos projetos. Estas por sua vez, uma vez definidas são associadas aos profissionais e aos recursos de cada projeto.

Estas informações serão usadas no processo de alocação de profissionais e na medição de demanda de competências dos projetos.

Exemplo de cadastro de competência:



Agrupamentos

Cadastro de Agrupamentos

Os agrupamentos são grupos de profissionais com funções similares na empresa.
Além disso, são definidos os seus membros e cadastradas também, as taxas de faturamento
e de custeio. Essas por sua vez, serão utilizadas na valorização das horas previstas dos projetos.

Os Agrupamentos serão utilizados nos projetos, nas alocações, nos cálculos de demanda, entre outras funcionalidades do sistema. Portanto, é fundamental realizar este cadastro e associá-lo aos profissionais.

Alguns exemplos de agrupamentos mais utilizados:

- Microsoft - .NET - Analista Sistemas Pleno
- Borland - C++ - Desenvolvedor Sênior
- Oracle - BI/Hyperion - BI Publisher - Analista de Sistemas Júnior
- Gestão - Fábrica de SW - Gerente de Serviços
- Gestão - Implantação - Gerente de Projetos Sênior

Centro de Resultado

Centros de Resultado são usados para aferir o resultado em uma escala menor que a Empresa. Cada projeto pode ser associado a um Centro de Resultado que se torna responsável pelo seu resultado.

Vale ressaltar que Centro de Resultado é diferente de Centro de Custo, pois o mesmo é somente utilizado para medir resultados e não custos. Segue um exemplo dos principais resultados apresentados nos relatórios de rentabilidade (receita, custo e lucro):






Dica: Cadastro de Agrupamentos

Cadastro de Agrupamentos

Os agrupamentos são grupos de profissionais com funções similares na empresa.
Além disso, são definidos os seus membros e cadastradas também, as taxas de faturamento de custeio.


Essas por sua vez, serão utilizadas na valorização das horas previstas dos projetos. Veja a seguir a definição e uso de cada uma das taxas:

Taxa de Custeio do Agrupamento: taxa de custeio é uma taxa média que será utilizada no momento do orçamento dos projetos.

Taxa de Faturamento do Agrupamento: taxa de faturamento é a taxa que será utilizada no momento de faturar os clientes dos projetos.

Dica: Atividades Internas Non Billable

Durante a implantação, encontramos sempre alguma resistência por parte dos consultores para fazer corretamento o apontamento de horas. Por outro lado, a empresa precisa conhecer exatamente qual o tempo gasto pelos consultores quando estão em projetos (horas billable - aquelas que são remuneradas pelos clientes), e também as horas gastas pelos consultores quando estão fazendo outras atividades (horas non billable).

A dica é criar um projeto interno (pode ser nomeado Atividades Internas), criar uma única atividade, chamada Atividades Internas e orientar os consultores a apontar horas nessa atividade. Você pode estipular uma "meta" para cada consultor - digamos 10% do tempo mensal total das horas (168h X 10% = 16,80h), que ele poderá gastar com essas atividades. Deve também orientar o consultor para colocar na descrição do campo da atividade, diariamente, qual foi o foco dessa atividade interna.

Exemplos que podem ser adotados para que o consultor possa justificar o apontamento das atividades internas:

- Estudar o manual do sistema
- Apoio a área comercial
- Estudar mudanças na legislação
- Apoio ao desenvolvimento
- Apoio aos consultores
- Reuniões internas.

Dessa forma você vai saber exatamente quantas horas billable e non billable os seus consultores fizeram ao final do mês e que vai impactar diretamente na rentabilidade de cada projeto e da empresa.

Fluxograma PSOffice - Processos


PMO Conceito e Definição

PMO Project Management Office ou Escritório de Projetos.

É uma unidade da organização com o objetivo de planejar, conduzir, organizar, controlar e finalizar as atividades do projeto. Possui em sua unidade pessoas com conhecimento de Gerenciamento de Projetos, capazes de prestar o suporte necessário aos gerentes de projeto e suas equipes. É o centro de informações e controle.

Um PMO torna-se necessário para integrar e apoiar as atividades de Gerenciamento de Projetos, analisar dados, auxiliar na tomada de decisão e, por conseqüência, retirar a sobrecarga dos gerentes de projetos.

Contribui com inúmeras melhorias no Gerenciamento de Projetos. Torna-se um centro de apoio onde as informações encontram-se centralizadas e auxiliam no suporte a decisões estratégicas. Monitora todos os prazos, orçamentos e progresso dos projetos.

Coordena os padrões de qualidade, disponibiliza e mantem uma metodologia de Gerenciamento de Projetos. Auxilia na priorização de recursos e capacita profissionais em gerenciamento de projetos. Identifica e dá suporte ao andamento de projetos com problemas. Enfim, torna-se uma plataforma de aconselhamento para os gerentes de projetos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Reunião de Kick Off

Na reunião de Kick Off do projeto temos o seguinte formato:

Participantes:
- Sponsor do projeto (patrocinador);
- Usuário chave;
- Financeiro;
- Líder da área operacional;
- PMO / Coordenador de projetos.

Objetivo:
Objetivo dessa reunião é alinhar as expectativas quanto ao prazo
de duração da implantação, regras do jogo e entregas.

Principais problemas:
Na reunião de kick off solicitamos aos presentes detalharem os
principais problemas existentes na área de projetos da empresa.

Algumas respostas que recebemos ao longo das implantações:

- Controle Financeiro (orçado X realizado);
- Fechamento mensal ágil (automático);
- Ferramenta de fácil uso para o gerente;
- Integração do processo de planejamento c/ execução;
- Agilidade no report das horas e despesas;
- Uso de workflow para abertura de projetos;
- Indicadores de performance internos e para clientes;
- Fluxo de caixa do projeto;
- Visualizar capacidade X demanda das horas dos consultores;
- Resultado das horas e R$ de cada projeto;
- Instabilidade dos processos existentes na empresa;
- Informação desorganizada;
- Perda de informação.


Análise de Desempenho - Passo 6

Passo 6 - Análise de Desempenho

- Entendimento da tela "Situação Atual" dos projetos;
- Rentabilidade (receita, custos, lucro);
- Fluxo das receitas (recebidas, inadimplente, a vencer);
- Custos (previsto X realizado);
- Detalhamento da tela "Reportado X Planejado de Horas";
- Análise de Valor Agregado;
- Rentabilidade por Empresa e Centro de Reultado;
- Rentabilidade por Gerente e Grupo de Referência;
- Relatórios de performance do consultor;
- Treinamento para usuário chave, gerentes e diretores.

Datalhamento da Implantação - Passo 5

Passo 5: Financeiro
 
Faturamento das parcelas fixas dos projetos. Faturamento das horas dos consultores. Faturamento aos clientes das despesas gastas em projetos. Reembolso das despesas aos consultores. Pagamento dos honorários aos colaboradores e pagamento das horas trabalhadas aos consultores. Fluxo de caixa dos projetos. Indicadores de rentabilidade.
- Detalhamento do processo Financeiro;
- Tela Situação Atual - detalhamento e exercícios;
- Faturamentos (detalhamento e fluxo de status);
- Pagamentos (detalhamento e fluxo de status);
- Compras (detalhamento do processo);
- Processamento (faturamento, despesas e honorários);
- Cadastro de impostos e retenções;
- Cadastro de tipos de despesas;
- Cadastro de acréscimos e descontos;
- Cartas de faturamento e horas extras;
- Relatórios de faturamento, pagamento e resultados;
- Treinamento para usuário chave e financeiro.

Datalhamento da Implantação - Passo 4

Passo 4: Apontamentos & Aprovações

Processo de apontamento de horas, despesas e solicitações. Passo a passo para o consultor visualizar as telas do sistema, quais os relatórios disponíveis, envio das horas, despesas e solicitações para aprovação.
Aprovação das horas, despesas e solicitações pelo responsável. Aprovação das etapas e faturamento pelo Gerente do projeto.
Apontamento de horas e despesas
- Definição dos processos de apontamento de horas e despesas;
- Apontamento de horas - utilização e exercícios;
- Tela apontamento semanal + entrada e saída;
- Inserção de comentários - utilização e ecercícios;
- Ajustes no campo EPT (estimado para terminar);
- Visualização das horas não enviadas, em aprovação,  
    aprovadas e rejeitadas;
- Apontamento de despesas, solicitação + prestação de contas;
- Tela de pesquisa de despesas efetuadas;
- Criação do relatório de despesas;
- Detalhamento do relatório e envio para aprovação;
- Input dos dados de horas e despesas em projetos que estão
   em andamento;
- Treinamento para consultores e gerentes.

Aprovações
- Definição do processo de aprovações;
- Tela de aprovações de horas, despesas, etapas e faturamento;
- Exercicio de operação (aprovação, rejeição e cancelamento);
- Tela de pesquisas para operações realizadas;
- Treinamento para usuário chave e gerentes de projeto.
 
 


 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Datalhamento da Implantação - Passo 3

Passo 3: Alocações

Alocação dos consultores no projeto. Escolha dos nomes com apoio dos mapas de alocação e dos cadastros de competências. Processo de alocação direto e através da Central de Alocação. A seguir o detalhamento:
- Fluxograma do processo de alocação feito diretamente pelo
   gerente do projeto;
- Fluxograma do processo de alocação feito pela Central de Alocação;
- Definição pelo cliente de qual o procesos será seguido na empresa;
- Alocações dos consultores - input dos dados;
- Mapa de alocação por projeto - detalhamento e utilização;
- Mapa de Alocação por consultor - detalhamento e utilização;
- Demanda X Capacidade - detalhamento e utilização;
- Administração de apontamentos - detalhamento de toda a suíte
   de funcionalidades e input dos dados;
- Detalhamento do Fluxo de Alocação pela Central;
- Relatórios do módulo de alocação.
 
 




 

Datalhamento da Implantação - Passo 2

Passo 2: Planejamento de Projetos

Iniciamos com a definição de códigos e da nomenclatura dos projetos, em seguida a escolha do centro de resultado e grupos de referência, fluxo de aprovação de horas, despesas e solicitações, campos customizados, recursos e agrupamentos, definição das atividades, cronograma de projeto, regras de faturamento, custeio de horas e despesas, riscos e documentos. A seguir o detalhamento:

- Definição da nomenclatura dos projetos;
 
- Definição e cadastro de Projeto Interno e Projeto Externo;

- Detalhamento da Aba “Definição”;

- Escolha dos centros de resultado e grupos de referência;

- Fluxos de aprovação de horas, despesas e solicitações;

- Possibilidade de inclusão de campos customizados para o cliente;

- Cronograma Físico. Definição dos recursos, agrupamentos e
   descrição do perfil necessário;

- Cronograma de atividades – input dos dados do cronograma pelo
   PSOffice;

- Cronograma de atividades – importação do cronograma do
   MS Project;

- Cronograma de atividades. Detalhamento das Abas: Detalhes,
   Recursos, Indicadores, Comentários e Documentos e
   Redefinição da Aprovação;

- Ajuste dos dados do cronograma – carga horária, perfil de execução,
   prazo de entrega, documentação, etapas do projeto;

- Cronograma Financeiro – definição das regras de faturamento,
   input dos dados da receita do projeto;

- Cronograma Financeiro – definição das despesas e
   input dos dados;

- Validação das taxas dos recursos e custos das horas;

- Histórico e documentos do projeto – input dos dados;

- Riscos do projeto – definição e input dos dados;

- Pendências do projeto – definição e input dos dados;

- Relatórios (Apontamentos, Projetos e Resultados).
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Detalhamento da Implantação - Passo 1

Passo 1: Setup & Cadastros
 
Aqui definimos os objetivos da Área de Projetos. Em seguida passamos aos cadastros dos usuários e taxas de custeio para cálculo do realizado; a seguir agrupamentos e taxas para cálculo dos orçamentos; centros de resultado e grupos de referência; tipos de despesas, impostos e retenções além do setup do PSOffice e configuração de envio de e-mails e alertas.

Segue o detalhamento das atividades de implantação nesse módulo:


Definição de Processos

- Entendimento do processo atual do cliente para a gestão de projetos.

- Apresentação do macro processo existente no PSOffice.

- Consenso sobre a definição dos processos a serem seguidos.

 

Setup & Cadastros

 

- Definição dos objetivos da Área de Projetos do cliente.

- Definição dos cadastros e input dos dados no PSOffice.

            - Usuários do sistema e permissões – input dos dados.

            - Taxas de custeio dos usuários – input dos dados.

            - Definição das competências dos usuários e input dos dados.

            - Definição dos agrupamentos de usuários e input dos dados.

            - Input dos dados da empresa principal (cliente).

            - Cadastro completo dos clientes atuais do cliente.

            - Definição dos Centros de Resultado e input dos dados.

            - Definição dos Grupos de Referência e input dos dados.

            - Definição dos Tipos de Despesas e input dos dados.

            - Definição dos Impostos e Retenções e suas Taxas e input dos
               dados.

- Acerto das configurações principais do PSOffice.

- Configuração do Escritório de Projetos para envio de e-mails.

- Definição do processo de manutenção dos cadastros no PSOffice.
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dica: Sponsor + Usuário Chave

A implantação do PSOffice começa com a necessidade da figura do Sponsor do projeto. É aquela pessoa que vai bancar o projeto junto a alta direção da empresa. Mas também vai cobrar resultados, é claro.

Outra figura essencial é o Usuário Chave. Sem ele a implantação não anda. Ele vai ser a figura central responsável não apenas pela utilização do software mas também por repassar o conhecimento adquirido aos consultores e gerentes de projeto.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Roadmap de Implantação PSOffice


A implantação do PSOffice segue uma sequência modular. Você pode decidir implementar todos os módulos em sequência ou então módulo a módulo em fases se preferir. Veja a seguir o Roadmap:




 Passo 1: Setup & Cadastros

Aqui definimos os objetivos da Área de Projetos. Em seguida passamos aos cadastros dos usuários e taxas de custeio para cálculo do realizado; a seguir agrupamentos e taxas para cálculo dos orçamentos; centros de resultado e grupos de referência; tipos de despesas, impostos e retenções além do setup do PSOffice e configuração de envio de e-mails e alertas.

Passo 2: Planejamento de Projetos

Iniciamos com a definição de códigos e da nomenclatura dos projetos, em seguida a escolha do centro de resultado e grupos de referência, fluxo de aprovação de horas, despesas e solicitações, campos customizados, recursos e agrupamentos, definição das atividades, cronograma de projeto, regras de faturamento, custeio de horas e despesas, riscos e documentos.

 Passo 3: Alocações

Alocação dos consultores no projeto. Escolha dos nomes com apoio dos mapas de alocação e dos cadastros de competências. Processo de alocação direto e através da Central de Alocação.

 Passo 4: Apontamentos & Aprovações

Processo de apontamento de horas, despesas e solicitações. Passo a passo para o consultor visualizar as telas do sistema, quais os relatórios disponíveis, envio das horas, despesas e solicitações para aprovação.

Aprovação das horas, despesas e solicitações pelo responsável. Aprovação das etapas e faturamento pelo Gerente do projeto.

 Passo 5: Financeiro

Faturamento das parcelas fixas dos projetos. Faturamento das horas dos consultores. Faturamento aos clientes das despesas gastas em projetos. Reembolso das despesas aos consultores. Pagamento dos honorários aos colaboradores e pagamento das horas trabalhadas aos consultores. Fluxo de caixa dos projetos. Indicadores de rentabilidade.

 Passo 6: Análise de Desempenho

Análise dos principais indicadores de projetos: variação de prazo, variação de custo, percentual completo. Receita realizada por projeto, centro de resultado e grupos de referência. Custo real dos projetos em andamento. Rentabilidade dos projetos por gerente, centro de resultado e grupos de referência.

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A empresa de serviços baseada em projetos - Parte I


Existem diversas soluções que gerenciam as atividades empresariais como ERP (enterprise resource management), SCM (supply chain management) e CRM (customer relationship management). As soluções ERP e SCM são basicamente soluções responsáveis pela gestão das informações no back-office (retaguarda), enquanto que o CRM endereça as necessidades do front-office como administração de oportunidades, campanhas de marketing, gerenciamento do call center e serviço de suporte ao cliente.

As soluções PSA (professional services automation) possuem as ferramentas, tecnologia e processos que permitem as empresas de serviço baseadas em projetos, administrarem seus colaboradores, recursos, projetos e clientes.

Empresas prestadoras de serviço baseadas em projetos podem atuar com dois focos distintos. O primeiro deles é direcionado para projetos cujos centros de custo apenas contabilizam horas “non billable”, normalmente são projetos internos da empresa que endereçam o desenvolvimento de aplicativos internos ou ainda projetos internos que atendem as áreas de recursos humanos e marketing.

O segundo foco é o atendimento a clientes externos que geram receita para a empresa através de projetos que contém prazos de entrega definidos e atividades e entregas estabelecidas em contrato.

Uma vez que existem projetos sendo executados, não importa se atendem áreas internas da empresa, ou beneficiam clientes externos o foco deve estar na execução dos mesmos e para isso algumas perguntas devem ser respondidas:

- As empresas conseguem entregar seus projetos dentro do prazo e do custo planejados?

- Os consultores certos estão alocados nos projetos correspondentes?

- O reporte das informações dos projetos está sendo feito diariamente?

- As informações dos projetos estão acessíveis todo o tempo para qualquer pessoa para consulta?

- O foco dos consultores está direcionado para as suas atividades de projeto ao invés de tarefas administrativas?

A realidade é que bem poucas empresas conseguem entregar com eficiência seus projetos aos clientes. As voltas com o aumento expressivo dos cenários complexos nas empresas e de processos corporativos ineficientes, os consultores acabam perdendo o foco nas suas atividades. Existe portanto a necessidade de soluções PSA que tornem o trabalho das empresas de serviços mais produtivos e eficientes.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Início do Blog

O objetivo do blog PSOffice Projetos é compartilhar as experiências adquiridas por mim durante a implantação da solução PSOffice nos clientes da McFox. Espero que aproveitem!