quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A empresa de serviços baseada em projetos - Parte I


Existem diversas soluções que gerenciam as atividades empresariais como ERP (enterprise resource management), SCM (supply chain management) e CRM (customer relationship management). As soluções ERP e SCM são basicamente soluções responsáveis pela gestão das informações no back-office (retaguarda), enquanto que o CRM endereça as necessidades do front-office como administração de oportunidades, campanhas de marketing, gerenciamento do call center e serviço de suporte ao cliente.

As soluções PSA (professional services automation) possuem as ferramentas, tecnologia e processos que permitem as empresas de serviço baseadas em projetos, administrarem seus colaboradores, recursos, projetos e clientes.

Empresas prestadoras de serviço baseadas em projetos podem atuar com dois focos distintos. O primeiro deles é direcionado para projetos cujos centros de custo apenas contabilizam horas “non billable”, normalmente são projetos internos da empresa que endereçam o desenvolvimento de aplicativos internos ou ainda projetos internos que atendem as áreas de recursos humanos e marketing.

O segundo foco é o atendimento a clientes externos que geram receita para a empresa através de projetos que contém prazos de entrega definidos e atividades e entregas estabelecidas em contrato.

Uma vez que existem projetos sendo executados, não importa se atendem áreas internas da empresa, ou beneficiam clientes externos o foco deve estar na execução dos mesmos e para isso algumas perguntas devem ser respondidas:

- As empresas conseguem entregar seus projetos dentro do prazo e do custo planejados?

- Os consultores certos estão alocados nos projetos correspondentes?

- O reporte das informações dos projetos está sendo feito diariamente?

- As informações dos projetos estão acessíveis todo o tempo para qualquer pessoa para consulta?

- O foco dos consultores está direcionado para as suas atividades de projeto ao invés de tarefas administrativas?

A realidade é que bem poucas empresas conseguem entregar com eficiência seus projetos aos clientes. As voltas com o aumento expressivo dos cenários complexos nas empresas e de processos corporativos ineficientes, os consultores acabam perdendo o foco nas suas atividades. Existe portanto a necessidade de soluções PSA que tornem o trabalho das empresas de serviços mais produtivos e eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário